Pois é, o sucesso é possível para qualquer um de nós! Disso não tenho dúvidas. Mas então e porque razão nem todos são bem sucedidos? Para esta questão as respostas podem ser mais que muitas. Digo as desculpas!
Estou convicta de que uma das causas do sucesso é, em primeira instância, o querer ser bem-sucedido. Para tal, é fundamental, cada um de nós, identificar o que é o sucesso, já que este é um conceito muito subjetivo.

O que é, para si, o sucesso?

O sucesso representa muitas coisas fantásticas e positivas. O sucesso é felicidade! O sucesso é bem-estar! O sucesso é SER, fazer e ter tudo aquilo que desejamos!

Exercício potenciador:

  • O que quer SER?
  • O que quer fazer?
  • O que quer ter?

Depois de darmos significado ao sucesso, ao que queremos SER, fazer e ter, o passo seguinte é ter a certeza, a crença de que tal é possível! É urgente fortalecer esta crença: a de que é possível o sucesso. A certeza que ele acontecerá.
A crença funciona sempre. A crença, a atitude “tenho a certeza que consigo”, gera o poder, a capacidade e a energia necessária para fazer. Quando acredita que consegue fazer, desenvolve-se o como fazer (Schwartz, 2017).
Uma crença forte encoraja a mente a encontrar formas, meios e conhecimentos.

Acreditar no sucesso é o elemento-chave e absolutamente essencial das pessoas bem-sucedidas.

Acredite em si próprio e coisas boas começarão a acontecer na sua vida! O acreditar é o primeiro passo para a ação, para a iniciativa.

Pequenos passos para começar:

  • Pense em sucesso e não em fracasso.
  • Substitua frases negativas por positivas: “ Eu consigo.” “Eu mereço.” “Eu sou capaz.” “O sucesso é possível.”
  • Entre em ação, com pequenas ações diárias.
  • Visualize-se já como uma pessoa bem-sucedida.

As pessoas bem-sucedidas são pessoas normais que acreditam em si próprias e naquilo que fazem. Por isso, valorize o seu potencial. Não se subestime.

Aceite a lei de causa e efeito. Repare bem naquilo que parecer ser a “boa sorte” de alguém. Verá que não é sorte, mas a preparação, o planeamento e o pensamento produtor de sucesso que precedem o êxito (Schwartz, 2017).
Não conte com a sorte para obter promoções, vitórias, as coisas boas da vida. A sorte simplesmente não entrega estas coisas de “mão beijada.” Lembre-se que a sorte dá muito trabalho.

O SUCESSO não é uma questão de sorte, mas sim uma questão de querer e de empreender mudanças e ações para que tal aconteça!

O sucesso é, essencialmente, uma questão de atitude. Não basta ter conhecimento, habilidades e competência, é fundamental ter atitude. Quando a atitude é correta, as nossas capacidades atingem um máximo de eficácia que é seguida, inevitavelmente, por sucesso. Assim, partilho consigo, algumas atitudes que certamente farão a diferença para alcançar o sucesso:

1. Faça o que AMA, o que lhe dá energia e entusiasmo;
2. Assuma a responsabilidade pelo seu SUCESSO, ele depende de si;
3. Acredite em si;
4. Seja corajoso;
5. Exija o MELHOR de si;
6. Haja sempre com respeito por si e pelos outros;
7. Liberte-se de pessoas tóxicas;
8. Defina objetivos específicos;
9. Tenha um propósito e uma visão;
10. Aceite desafios;
11. Esteja disposto a assumir riscos;
12. Seja flexível;
13. Agradeça.

Termino com um excerto de Jim Rohn:

As pessoas, com frequência, me perguntam como atingi o sucesso no período de seis anos enquanto muitas pessoas conhecidas não conseguiram. A resposta é simples: as coisas que eu achava fácil fazer, elas achavam fácil não fazer. Achei fácil estabelecer as metas que poderiam mudar minha vida. Elas acharam fácil não estabelecer. Achei fácil ler os livros que poderiam influenciar meu pensamento e ideias. Elas acharam fácil não ler. Achei fácil assistir as aulas e seminários e ficar próximo a outras pessoas bem-sucedidas. Elas disseram que provavelmente isso não faria diferença. Se tivesse que resumir tudo, eu diria que achei fácil fazer e elas acharam fácil não fazer. Seis anos depois, sou um milionário e elas ainda culpam a economia, o governo e a política da companhia, embora tenham deixado de fazer o básico, as coisas fáceis.
O SUCESSO É FÁCIL (excerto do “Seminário – O desafio de vencer”) – JIM ROHN

Se quer saber como aplicar estas 13 atitudes para o sucesso, clique no seguinte botão para agendar uma sessão comigo.

 

 

Referências Bibliográficas
Canfield, J. (2017). Os princípios do sucesso. Lisboa: Editorial Presença.
Hill, N. (2017). A lei do sucesso. Lisboa: Lua de Papel.
Schwartz, D, J. (2017). A magia de pensar em grande. Lisboa: Lua de Papel.