O Eneagrama é muito mais do que uma tipologia de personalidades, pois descreve, por exemplo, as motivações por trás das ações, as crenças e estratégias inconscientes por trás das decisões.

Escolher a profissão de sonho, fazer aquilo que realmente nos dá prazer e entusiasmo pode, por vezes, não parecer uma tarefa fácil. Por isso, estas escolhas requerem clareza sobre o que somos bons a fazer, sobre aquilo que nos dá energia, prazer a fazer, sobre o que temos facilidade em fazer. Assim, antes de qualquer decisão é preciso saber quem somos. Por isso, o autoconhecimento é o primeiro grande passo para ganharmos clareza para trilhar caminhos que nos levem ao sucesso profissional. Aqui, o eneagrama ganha destaque, pois é uma ferramenta que nos revela grande parte desse autoconhecimento.
Então, o que é o eneagrama? O eneagrama é um sistema de identificação de tipos de personalidade. Assim, são identificados e explicados os 9 tipos de personalidade, indo diretamete à motivação, que se esconde por detrás dos nossos comportamentos. O nosso horizonte expande-se, quando identificamos o nosso tipo de personalidade e compreendemos a motivação oculta.
Em termos profissionais, o eneagrama permite uma maior descoberta de nós e consequentemente:
Reconhecer o que te está a impedir de avançar.
Ganhar clareza rumo ao sucesso profissional;
Ganhar consciência de capacidades e talentos únicos;
Reconhecer e trabalhar os pontos fracos;
Melhorar a comunicação interna e externa;
Aumentar o foco;
Ganhar clareza e coragem;
Perceber porque é que as pessoas se comportam da forma como se comportam.
O eneagrama veio para o ocidente pelo estudioso do comportamento humano, o armênio George Ivanovitch Gurdjieff, popularizou-se como uma ferramenta de trabalho de psicólogos, terapeutas, professores e coachs. Alguns anos mais tarde, Oscar Ichazo, filósofo boliviano, pesquisou e sintetizou os vários elementos do eneagrama. No início da década de 50, Ichazo associou as nove pontas do símbolo aos nove tributos divinos que refletem a natureza humana, oriundos da tradição cristã. Nascia a relação entre o eneagrama e os tipos de personalidade. Por fim, em 1970, o médico psiquiatra Cláudio Naranjo correlacionou os tipos do eneagrama às características psiquiátricas que conhecia, começando a expandir as resumidas descrições de Ichazo e montando um sistema de tipologias.
Lembre-se, nós não somos uma personalidade, nós temos uma! Somos muito mais do que isso. Ainda assim, a nossa personalidade tem um forte impacto na nossa vida, como um todo. O propósito é fazer com que a personalidade (da raiz “per-sone”, ou, por onde passa o som) seja o canal pelo qual possamos manifestar o que realmente somos: o SER.
No meu programa de transformação utilizo esta ferramenta poderosa, sendo que na primeira sessão fazemos o apuramento da personalidade, que serve de guia. Trata-se de fornecer um mapa, que permitirá compreender situações recorrentes e mostrar diferentes caminhos para alcançar os objetivos pretendidos, sejam eles pessoais ou profissionais. Com o meu programa vais descobrir o que te está a impedir de avançar. Vai aprender a desbloquear e libertar-se das amarras que te aprisionam.

Queres saber mais sobre a tua personalidade? Clica aqui e agenda já a tua sessão gratuita.